A Assespro-MG promoveu o curso Vendas de TI para o governo: estruture sua empresa para esse desafio, na última sexta-feira, dia 7. Sob a instrução do advogado Thiago Seixas Salgado, sócio da Melo Campos Advogados, foi abordado no curso desde a prospecção das oportunidades de vendas para o governo pelas empresas de TI até o registro dos resultados, favoráveis ou não.

De acordo com o instrutor as empresas não devem se preparar para um certame apenas quando do lançamento do edital, pois os prazos de preparação são muito apertados, impossibilitando aos interessados a apresentação de toda a documentação comprobatória da sua expertise. Por tais motivos, existem alguns procedimentos que devem ser adotados previamente e que poderão facilitar a participação, tais como a manutenção de certidões, certificados e atestados em dia, envolvendo todas as áreas da empresa (contabilidade, comercial, recursos humanos etc.)”.

Outro ponto destacado por Thiago Seixas foi a necessidade de boa saúde financeira e capital de giro, já que os investimentos iniciais não são remunerados e podem, ante a uma situação de atraso nos pagamentos, comprometer o caixa da empresa, sem que o contratado possa, em razão das características dos contratos administrativos, suspender a sua execução.

A participação de empresas com os mais variados níveis de atuação na área pública contribuiu para que vários casos práticos ilustrassem o processo de vendas para o governo, especialmente nos casos de Pregão e Sistema de Registro de Preços.

O diretor administrativo financeiro da Zahpee, Luiz Gomes Temponi, disse que a capacitação foi muito bem ministrada pelo Thiago Salgado. “Foi possível esclarecer várias dúvidas e trocar experiências com outros participantes. Além disso, ficamos bastante satisfeitos com o conteúdo programático que contemplou temas para iniciantes e também temas relevantes para aqueles que já eram experientes com licitações e vendas para o governo”, ressaltou.

Data: 11/11/2014

Fonte: www.assespro-mg.org.br